Seguidores

sábado, 1 de setembro de 2012

Criança que mente



A mentira na criança
Por Filomena Santos Silva, Psicóloga

Quando uma criança diz uma mentira será que nos devemos preocupar? Por que será que ela mentiu? Como reagir quando a criança mente?

Normalmente, a criança recorre à mentira em duas circunstâncias diferentes: ou porque quer fugir à possibilidade de ser punida por alguma acção menos correcta ou porque usa a mentira como forma de vivenciar um acontecimento que gostaria que se tornasse realidade. Em qualquer dos casos, a criança está a usar o seu jogo simbólico e a sua capacidade de imaginação, revelando-nos as suas capacidades intelectuais.

Como pais e educadores, sabemos que a fantasia é importante para o desenvolvimento da criança e devemos estimulá-la de modo saudável. Contudo, é fundamental aproveitar estas situações para optimizar o desenvolvimento moral das crianças, incutindo-lhes a noção de responsabilidade e mostrando-lhes o que é real e o que é fantasia.

Como perceber se a criança está a dizer a verdade? As crianças pequenas “falam” muito com o corpo; enquanto a criança lhe relata o acontecimento, esteja atento aos seus gestos e expressões, nomeadamente expressões faciais. Frequentemente desviam o olhar, cerram a boca ou pressionam a língua contra a parte interna da bochecha, numa tentativa de se controlarem.

Se tem dúvidas em relação ao relato, peça para contar a história umas horas depois, procurando colocar as questões de outra forma, acabando frequentemente a criança por entrar em contradição.

Como lidar com a situação

É fundamental manter a calma, não dando demasiada importância a um comportamento que faz parte do desenvolvimento natural da criança: se a criança sente que o adulto fica muito ansioso e lhe dá demasiada atenção, poderá voltar a usar a mentira como forma de obter benefícios secundários (mesmo que seja para se zangar, o adulto irá dar atenção à criança).

Converse com ela, explicando-lhe que não assumir um erro ou culpar outros por uma acção cometida é muito mais grave do que desfazer uma mentira e que não se zangará com ela se ela assumir a responsabilidade. Por vezes basta dizer que sabe que foi uma brincadeira, mas que às vezes as consequências não são agradáveis.

Nunca permita que a criança obtenha benefícios pelo facto de ter mentido; ajude a criança a ser responsável, fazendo alguma acção no sentido de repor a situação (limpar o que sujou, ajudar a colar o que partiu, dar uma moeda para comprar um objecto novo, não comer a guloseima…, se a mentira envolver terceiros ajude a criança a falar com essa pessoa, mas não substitua a criança).

Procure sempre centrar o seu discurso no comportamento e não na personalidade da criança. A ideia a transmitir é que a criança disse uma mentira mas que o adulto sabe que ela sabe dizer a verdade; se o adulto diz que a criança é mentirosa, correrá o risco de ela se assumir como tal.

Analise com a criança as consequências de dizer verdades ou de ocultá-las. Leve a criança a pensar em estratégias alternativas que poderá utilizar da próxima vez que surgir uma situação análoga, sem ter de recorrer à mentira.

Dizer a verdade: uma aprendizagem progressiva
A nossa postura enquanto adultos perante pequenas situações do dia-a-dia irá ter grande influência na forma como educamos as nossas crianças no sentido em que deverão tornar-se adultos responsáveis pelas suas acções.
O problema é quando mentir se torna um hábito; os pais devem preocupar-se quando o seu filho tiver o objectivo claro de fugir sistematicamente à realidade e não enfrentar determinadas situações. Nessa altura, deverão, em primeiro lugar analisar como cada um dos pais lida com a mentira; é que, em muitos casos, a criança mente porque percebeu que em casa os pais a usam para fugir a determinadas situações (por exemplo, desculpabilizar os trabalhos de casa do irmão mais velho ou arranjar uma desculpa para faltar a um compromisso). Mas, também nesses casos, poderemos todos reflectir e ensinar às crianças que “a mentira tem a perna curta”.

Conheça meu cantinho culinário clique aqui

3 comentários:

  1. Gostei da matéria esclarecedora. Beijos e mais que lindo fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Olá Christina,

    Cá estou te conhecendo!
    Obrigada pela visita lá no aprendizdarte ;)

    bom domingo.
    bjn no coração

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse texto, bastante proveitoso.

    ResponderExcluir