Seguidores

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Os dez sinais do autismo




Rebecca Landa aconselha os pais a brincarem com os seus filhos, de seis a doze meses de idade, estando atentos aos sinais que poderão estar, mais tarde, associados ao diagnóstico de doenças do espectro do autismo ou de outro tipo de distúrbios de comunicação. Estes sinais incluem:

- raramente a criança sorri quando abordado pelos pais;

- raramente tentar imitar sons e movimentos;

- palram com pouca frequência;

- não responder ao seu nome a partir dos 6 a 12 meses;

- não gesticular por volta dos 10 mese para comunicar;

- manter um baixo contato visual;

- não procurar a atenção dos pais com frequência;

- endurecimento frequente dos membros, movimentos corporais anormais e posturas pouco comuns;

- não se inclinar em direção aos pais quando estes tentam pegar-lhe ao colo;

- atrasos no desenvolvimento motor.

Leia mais:

http://www.paisefilhos.pt/index.php/actualidade/noticias/4864-os-dez-sinais-do-autismo

domingo, 21 de julho de 2013

Criando um Líder na Infância

Criando um Líder na Infância
 
 
Durante muito tempo a igreja teve a sua visão limitada no que diz respeito às crianças. A idéia geral era que deveria ter algum trabalho para elas porque vinham com os pais e, se ficassem no templo, atrapalhariam o culto. Poucos eram os que viam nelas pessoas tão importantes quanto quaisquer outras da congregação e que mereciam respeito e atenção da mesma maneira que os outros.

O Ministério Infantil, através da Rede de Crianças nos mostra que todos têm o seu lugar no Reino e têm a sua importância, desde o mais novo ao idoso. Todos precisam ser vistos de forma especial em suas necessidades e no potencial que têm para oferecer ao crescimento do reino.

Dentro desta visão, esta Rede tem como proposta mostrar às crianças que Deus é real, está presente em suas vidas em todos os instantes, em todas as atividades que desenvolvem durante o dia, e, quando dormem, esse mesmo Deus vela por elas.

A Rede trabalha com evangelismo nas células, além de tratarmos da formação de caráter. Temos cultos semanais, específicos para crianças, onde todas as coisas, ornamentação, recepção, músicas, ministração, levam em conta a própria criança, buscando ensiná-las a estar na casa do Senhor e ter prazer em servi-lO.

Temos ainda os Encontros, que trazem cura, libertação e batismo do Espírito Santo; além de outras atividades, como acampamentos, passeios e um trabalho social feito pelos líderes de células.

Jesus disse: "Não impeçais as crianças de virem a mim, pois delas é o reino dos céus. E se não tiverem o coração como o delas, não entrarão no meu reino". Não devemos impedir nossas crianças de chegarem a Jesus. Quando achamos que são muito imaturas para aprender as coisas do reino, ou que desperdiçamos tempo e dinheiro, que o gasto é sem retorno, quando olhamos para elas apenas como o "futuro", estamos impedindo que elas cheguem até Jesus.

Temos um sonho: formar um exército de crianças cheias do Espírito Santo, adestradas na Palavra, ousadas e destemidas, para saquear o inferno e implantar o reino de Deus na terra.

Conclamamos você, amado irmão, a sonhar juntamente conosco, e a fazer esse exército marchar sobre a terra.

Invista nas suas crianças. Olhe para elas como líderes de êxito, de sucesso, e você verá a grande diferença que isso fará nas famílias e em todo o Ministério. Contamos com você!
Prs. Luiz Renato e Regina Vasconcelos (adaptado)
http://www.montesiao.pro.br/criancas.html

domingo, 3 de fevereiro de 2013

ESCOLA CRIATIVA

Escola Criativa

Sorria!

Um professor de teatro na escola dizia que, se nós aparentássemos estar nos divertindo no palco, a platéia se divertiria também. O mesmo funciona para ensinar. Eu já vi, infelizmente, professores que nunca abriam um sorriso enquanto ensinavam. Infelizmente para elas e para as crianças.

Um sorriso diz às crianças que você gosta de ensinar. Se você está feliz com o que você está falando e ensinando, as crianças vão prestar mais atenção ao que está te fazendo se sentir contente. E o sentimento é contagioso.

Um sorriso também diz às crianças que você está feliz de estar ali - com elas! Isto também fará maravilhas na freqüência e na atenção. Sorrir também tende a fazer o seu ensino mais animado. 

http://www.montesiao.pro.br/criancas.html

Certamente, há alguns momentos durante o ensino em que você quer uma expressão séria ou demonstrar, dramatizar, raiva, tristeza, ou outro sentimento. Mas no geral, enquanto você ensina, você não pode perder o sorriso. "A alegria do Senhor é a nossa força".

Divirta-se e sorria!

Sorria também com os olhos:
Mantenha contato visual com as crianças: nada de ficar olhando o teto, o chão, a parede atrás deles, ou mesmo o flanelógrafo ou outro recurso que você traga para aula. Olhe nos olhos de cada criança, olhe para os rostos de grupos de crianças; assim você fará uma conexão melhor com elas.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Dicas para as crianças e adolescentes na internet

 
 
Neste espaço veremos algumas dicas de Segurança para ajudar as crianças e adolescentes no uso da internet.
 
Converse sobre estas dicas em sua família. Você pode adicionar suas próprias dicas!
 
Algumas Dicas de Uso para as crianças e adolescentes

1 - Lembre-se que na Internet você nunca pode ter certeza sobre com quem você está conversando. Infelizmente, muitas pessoas mentem e alguém que se diz ser uma criança pode na verdade ser um adulto perigoso.

2 - Nunca divulgue informações sobre sua vida, como por exemplo seu último nome, seu número de telefone, onde você vive, ou onde é sua escola - sem perguntar primeiro para seus pais. Desconfie daqueles que querem saber muito sobre você, pois mesmo com poucas informações as pessoas podem descobrir onde você mora.

3 - Tenha em mente as regras de segurança quando estiver on-line: seu comportamento e os sites da Web que você visita determinarão em grande parte sua segurança on-line. Sempre siga as regras de uso da Internet, esteja você em casa, na escola, na biblioteca ou em outros lugares. Elas existem para garantir que você possa se divertir de maneira segura na internet.

4 - Sempre mostre respeito aos outros: trate as pessoas que estão on-line como você gostaria de ser tratado. Nunca envie mensagens de e-mail ofensivas ou desagradáveis. Lembre-se de que qualquer coisa que você escrever ou enviar on-line pode ser reenviado a outras pessoas - até mesmo seus pais ou sua escola! Portanto, não diga nada que você não queira que os outros o ouçam dizer.

5 - Fazer planos para encontrar seus amigos de Internet na vida real normalmente é uma idéia muito ruim - não concorde com isso - porque as pessoas na vida real podem ser muito diferentes do que elas dizem que são pelo computador. Se você decidir encontrá-los, leve seus pais com você e encoraje seu amigo virtual a fazer o mesmo. Esta é uma idéia inteligente. No mínimo, faça com que seus amigos reais estejam sabendo o que você vai fazer.

6 - Desligue o computador se não se sentir confortável. Se alguém com quem você conversar ou alguma coisa que você vir quando estiver on-line o fizer se sentir desconfortável ou com medo, simplesmente feche o navegador e desligue o computador. Se você não fornecer informações suas a ninguém, ele ou ela não poderá ameaçá-lo, e você poderá simplesmente ignorar a pessoa (ou bloqueá-la) no futuro. Sempre avise aos seus pais ou professores se você se sentir com medo ou for ameaçado quando estiver on-line - eles sabem o que fazer.

7 - Se você receber e-mails suspeitos, arquivos ou fotos de alguém que você não conhece, remova-os para a lata de lixo. Você poderia ter muito que perder confiando em alguém você não conhece. Do mesmo modo, evite clicar nas URLs que lhe parecem suspeitas.

8 - Nunca distribua suas senhas para outros colegas.

9 - Nunca faça nada que possa custar dinheiro à sua família, como por exemplo compras online, a não ser que haja algum de seus pais ajudando você a fazer isto.

10 - Antes de você conversar com um desconhecido na Internet sobre algum problema que você está tendo, ou algo que você está sentindo, tente antes falar com um parente compreensivo ou um amigo e deixe-os saberem o que você está sentindo. Eles são um recurso melhor, mais confiável que um estranho em uma de bate papo.

11 - Evite entrar em salas de bate papo (chats) que parecem provocantes ou de muita discussão, e não deixa as pessoas online usarem o truque de fazer você pensar neles como amigos da vida real se você nunca os conheceu pessoalmente. E também não deixe as pessoas o envolverem em brigas online. Se você for procurar problemas na Internet, você achará isto, e coisas podem sair do controle rapidamente.



Vejam que legal: um contrato de confiança entre pais e filhos

Faça um Contrato de Uso da Internet com seus filhos !

Muitas famílias descobriram que criar um tipo de "Termo de Compromisso" com regras para uso da internet em conjunto com seus filhos ajuda as crianças e adolescentes a terem uma boa experiência construtiva na Internet e a aceitarem melhor as orientações dos pais. Uma das maneiras é fazer uma reunião em família, onde todos concordem em rascunhar um termo de compromisso entre pais e filhos. Também pode-se chamar de Acordo ou Contrato. Algumas famílias imprimem o documento no computador e assinam em conjunto com as crianças e adolescentes.

Veja abaixo um pequeno exemplo. Sinta-se encorajada a criar o seu próprio contrato, com pontos que façam mais sentido para sua família. Você pode encontrar mais alguns exemplos de contrato nos sites:

SafeKids.Com - Family Contracts for Online Safety,
Smart Parent.Com - Children's Pledge to Online Safety



Segurança OnLine - Contrato das Crianças e Adolescentes na Internet

1. Eu SEMPRE falarei com meus pais imediatamente se alguma coisa estiver confusa ou parecer assustador ou ameaçador.

2. Eu NUNCA darei meu nome completo, endereço, número do telefone, nome de minha escola ou sua localização, horário, senha, ou quaisquer informação de identificação quando eu estiver online. Eu sempre consultarei um adulto antes no caso de alguma exceção.

3. Eu NUNCA terei um encontro com alguém que eu só conheço pela Internet. Em casos raros, antes perguntarei aos meus pais o que eles acham, e se eu decidir conhecer um colega da internet, eu terei certeza de nós nos encontrarmos em um lugar público e que um pai ou um guardião estará comigo.

4. Eu NUNCA responderei a qualquer mensagem que use palavrões ruins ou palavras que me pareçam assustadoras, ameaçadoras ou estranhas. Se eu receber esse tipo de mensagem, eu a imprimirei e mostrarei para um adulto. Se eu for incomodado em uma sala de bate papo, eu usarei o botão "ignore" ou sairei dessa sala de bate papo.

5. Eu NUNCA irei para um website que custe dinheiro, ou farei compras via internet, sem primeiro pedir permissão aos meus pais ou professor.

6. Eu NUNCA enviarei uma foto pela Internet ou pelo correio normal para ninguém sem a permissão de meus pais.

7. Eu NUNCA enviarei o número do cartão de crédito dos meus pais sem a autorização dos meus pais.

Fonte.http://www.montesiao.pro.br/estudos/crianca/dicas_internet.html